Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

BANDEIRA DA CIDADE

Bandeira da cidadeA Bandeira Municipal é executada em tecido verde, branco e azul, respectivamente em faixas verticais da esquerda para a direita conforme modelo anexo o verde ficiando ao lado do mastro com os seguintes dimensionamentos:

  • 01 PANO: 45 cm de altura;
  • 02 PANOS: 90 cm de altura;
  • 02,5 PANOS: 113 cm de altura;
  • 03 PANOS: 135 cm de altura;
  • 04 PANOS: 180 cm de altura;

Dimensionada pela seguinte fórmula: A altura escolhida será dividida por catorze (14) módulos no sentido vertical multiplicados por vinte (20) módulos no sentido horizontal; Os tecidos serão fixados bem ao lado um do outro na forma horizontal, embaixo verde, branco e azul, com o brasão na faixa central, todos com a mesma largura.

 

BRASÃO DA CIDADE

BrasãoO formato do Brasão de Armas do Município de Presidente Lucena baseia-se na Heráldica Portuguesa de onde se origina a Heráldica Brasileira com os seus princípios, simbolismo, artisticamente elaborado com o rigor místico e alegórico em formas exigidas pela heráldica usual com as cores obedecendo tecnicamente a codificação: O Jalne (ouro) simboliza a força e a riqueza; O Blau (azul) a beleza; O Sable (preto) a prudência; A Argenta (prata) a história; O Goles (vermelho) representa a justiça, a honra; O Sinopla (verde) a natureza. O brasão traz, na destra um sol em Jalne, representando o nascer, a alvorada, o novo Município, com seus raios iluminando tudo, em um céu limpo e claro.

Os morros representam os aspectos topográficos da região. As edificações em silhueta são aspectos das moradias locais com suas indústrias e igrejas.

O livro colocado aberto, reflete a principal preocupação da comunidade, que é a educação; o Elmo do Deus Mercúrio sobre a roda dentada é o símbolo universal da indústria e comércio que dá os seus primeiros passos na região; os ramos de oliveira enlaçando as mãos representam a unidade coroada de êxito na condução do processo que culminou com a emancipação do novo Município, e que agora permanece nos feitos administrativos; a família de colonos mais a lavoura ao fundo é a lembrança ao colonizador que, com seus braços construiu e faz, ainda hoje, a riqueza do Município, com produção na área de hortifrutigrangeiros. O listel de goles representa a proteção, a justiça. O pé de milho e a cana de açúcar, como o repolho são também destaques na produção agrícola. A coroa murada com suas três torres, representa os três poderes constituídos, o Legislativo, o Executivo, e o Judiciário e a terceira grandeza, ou seja, cidade - sede do Município.

 

FLOR SÍMBOLO

AgapantoNome Científico: Agapanthus africanus
Sinonímia: Crinum africanum
Família: Agapanthaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene


O agapanto tem o jeitinho da serra. É uma planta herbácea, rizomatosa, tolerante a baixas temperaturas de inverno. Na primavera, ela nos presenteia com belas e globosas inflorescências com numerosas flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade. As inflorescências são muito duráveis e possuem hastes bastante longas tornando-as excelentes para o uso como flor-de-corte, na confecção de arranjos florais. As folhas são longas, laminares de cor verde escura, de forma que, mesmo quando estão sem flores, sua folhagem é muito bonita. 

No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol. Emoldurados por gramados bem cuidados. É uma planta excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques. É muito rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Resiste ao frio, geadas e a estigem em curtos períodos. Fertilizações anuais, no final do inverno, estimulam intensas florações. Multiplica-se pela divisão das mudas que se formam na base da planta.

 

HINO DE PRESIDENTE LUCENA

Letra: Carlos Boelter e Edenílson Klaus
Música: Carlos Boelter
Arranjos: Carlos Boelter


“(Refrão)

Presidente Lucena minha terra Os teus bosques são lindos jardins Os teus montes, teus vales, tua gente Que trabalha com fé e amor.

Foi num dez de novembro glorioso Que os heróis da emancipação Com coragem, bravura buscaram Liberdade, progresso e união.

(Refrão)

A tua força surgiu nos teus campos E da terra seus frutos colheu, Hoje brilhas formosa e triunfante E o futuro constrói soberana.

(Refrão)

És um solo de encanto e de sonho, O teu verde inspira minha alma, O azul do teu céu que outrora Seduziu o valente imigrante.

Conteúdo Rodapé