Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

DADOS GEOGRÁFICOS

O Município de Presidente Lucena está localizado na Microrregião Colonial da Encosta da Serra, distante 65 km de Porto Alegre. Com uma área territorial de 49,72 km², é formado, além da Sede Municipal, pelas localidades de Linha Nova Baixa, Nova Vila, Picada Schneider, Morro do Pedro e Arroio dos Ratos. Presidente Lucena limita-se com os municípios de Picada Café (ao norte), Morro Reuter (ao leste), Ivoti e Lindolfo Collor (ao sul) e São José do Hortêncio (ao oeste).

O relevo do município é constituído de:

  • Zonas altas, representadas por morros arredondados de altitudes que variam de 200 a 500 metros, que são os primeiros degraus da Serra Geral. As maiores elevações localizam-se principalmente na parte leste do município e a altitude máxima chega a 595 metros. Em certos trechos, o relevo acidentado dificulta a abertura e conservação de estradas;
  • Zonas baixas, formadas pelas planícies, situadas mais ao oeste do município, em direção ao Rio Cadeia, com áreas a apenas 20 metros acima do nível do mar, o que possibilita a mecanização na agricultura.

Quanto à geologia, é uma área de transição, uma vez localizando-se na aba da Serra Geral, possui ora regiões de rochas areníticas, próprias da chamada “Depressão Central”, ora rochas basálticas, típicas do “Planalto Rio-grandense”.

A hidrografia é formada pelos seguintes cursos d’água: Rio Cadeia e Arroios Veado, Serraria e dos Ratos e seus afluentes. Vale destacar que, embora o Município de Presidente Lucena faça parte da Região do Vale do Rio Paranhana, mais pela identidade socio-cultural e econômica, no que se refere à hidrografia, pertence à Bacia do Rio Caí.

 

ECONOMIA

Na economia Presidente Lucena conserva características do período da colonização, como as pequenas propriedades e a policultura ao mesmo tempo que avança na área industrial e comercial evoluindo com o desenvolvimento e progresso do Município. Na área da agricultura, com a introdução de novas tecnologias, como rotação de culturas, uso de sementes selecionadas, de adubação e da irrigação e a mecanização, além da assistência técnica permanente oferecida, tanto oficial através do Município e da EMATER, quanto particular, através da Cooperativa Piá, tem contribuído para o aumento da produtividade. A agricultura é bastante diversificada, destacando-se o cultivo de hortifrutigranjeiros em geral, milho, cana-de-açúcar, aipim, feijão, batata-doce, arroz, entre outras. A acácia-negra é outra cultura importante, sendo sua casca aproveitada nos curtumes da região e a lenha usada na produção de carvão vegetal.

 

Na pecuária, destaca-se a avicultura de corte, porém os bovinos, suínos e a produção leiteira, também tem seu espaço. O número de propriedades rurais no município é de aproximadamente 450, com uma média de 10 hectares. Em torno de 800 trabalhadores lidam no setor primário, sendo a maioria associada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti, com extensão de base em Presidente Lucena.

Indústria e Comércio

Embora sendo um município agrícola, a indústria é a principal atividade econômica do município. Presidente Lucena possui várias empresas, de pequeno a grande porte:

  • Abatedouro de aves;
  • Indústria de Calçados;
  • Indústria de Artefatos de Cimento;
  • Indústria de Alimentos, Produtoras de Schmier Colonial;
  • Indústria de Malhas;

Quanto às demais indústrias, cabe destacar:

  • Além da Schmier Colonial e rapadura também há empresas beneficiadoras de produtos agrícolas e de congelados.  O Município também conta com empresas do setor de móveis e artefatos de madeira, metalurgia, cachaçaria e envasadora de água.

O comércio é uma decorrência do próprio desenvolvimento das demais atividades. Tendo uma indústria e agropecuária em crescimento, o comércio também se torna forte e dinâmico. Em Presidente Lucena há um comércio consolidado, com opções e alternativas em diversas áreas, como mercados, padarias, açougues, restaurantes, lancherias, lojas de confecções, calçados e material de construção, floriculturas, farmácia, agropecuária, etc. Na área de prestações de serviços, os profissionais autônomos na construção civil, escritório de contabilidade, oficinas mecânicas e banco são as principais atividades. Nos últimos anos, o turismo é outra atividade econômica que está dando os seus primeiros passos em Presidente Lucena. O asfaltamento de sua principal via de acesso e a integração com a Rota Romântica (um projeto turístico que engloba 13 municípios, inspirado num roteiro idêntico situado ao Sul da Alemanha), contribuem para o crescente número de visitantes à cidade. Presidente Lucena se projeta turisticamente pelas suas belezas naturais, sua gastronomia e sua arquitetura estilo enxaimel e o seu principal evento é a SchmierFest, realizada a cada dois anos sempre no mês de novembro.

 

ESCOLAS

EMEF Nova Vila
Diretora Caroline dos Santos dos Santos
emefnovavila@presidentelucena.rs.gov.br
(51) 3445.3195

EMEF Governador Roberto Silveira
Diretora Paula Lisandra Dhein Persch
emefrobertosilveira@presidentelucena.rs.gov.br
(51) 3445.3180

EMEF Borges de Medeiros
Diretora Adriana Cristina Fries
borgesdemedeiros@presidentelucena.rs.gov.br
(51) 3445.3185 

EMEF Professor Frederico Bervian
Diretora Sandra Regina Klein
(51) 3445-3312

EMEI Ursinho Carinhoso
Diretora Maide Catarina Molter
emeiursinhocarinhoso@presidentelucena.rs.gov.br
(51) 3445.3293

Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Exner
Diretor Sara H. Fröhlich Welter
escguilherme@bol.com.br
(51)3445.3100

Conteúdo Rodapé